Cartão de crédito consignado: como funciona?
15 de maio de 2021
Um cartão facilita muito o nosso dia a dia, não é mesmo? Além da comodidade para a vida financeira, também evita a necessidade de carregar dinheiro em espécie. Existem várias modalidades, mas você sabe o que é o cartão de crédito consignado e qual a sua diferença?
Neste artigo, vamos explicar como funciona e porque é uma excelente alternativa para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Continue a leitura para entender mais.
Tipos de cartões
Entenda um pouco mais sobre as principais modalidades de cartões disponíveis:
Cartão de débito
Esse é o cartão normalmente de uma conta bancária, em que o valor é cobrado diretamente do saldo da sua conta.
Cartão de crédito
Na modalidade de crédito, você possui um limite para realizar compras com o cartão. Após o vencimento da fatura, todo o valor gasto é cobrado junto direto na fatura.
Cartão pré-pago
Nessa modalidade, você determina o quanto quer gastar. Para isso você precisa fazer uma recarga do valor antecipadamente e só depois utilizar esse dinheiro.
Cartão de crédito consignado
Similar ao cartão de crédito convencional, a principal diferença é que o valor mínimo da fatura é descontado automaticamente do seu benefício do INSS ou contracheque. Como existe uma garantia do pagamento mínimo, as taxas costumam ser muito mais baixas do que cartões tradicionais.
Margem consignável para crédito consignado
A regra que dá segurança às instituições financeiras e permite maior controle sobre os gastos dos beneficiários é a margem consignável. Isso significa que o máximo que pode ser comprometido é 35% da renda líquida. Essa limite é dividido da seguinte maneira:
- 30% para o empréstimo consignado;
- 5% para o cartão de crédito consignado.
Isso significa que, para o cartão de crédito consignado, o valor mínimo da fatura não pode ser maior que 5% da renda líquida. Se o valor da fatura for maior, o restante deve ser pago na fatura.
Conheça o cartão de crédito consignado da R&R
Com o Cartão de Crédito Consignado, você tem acesso a esse benefício exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais (ativos e inativos). E o melhor de tudo: você solicita direto pela internet, sem complicação, de graça e com anuidade zero.